Engordar ou ganhar peso é tão ou mais difícil do que perder peso
Primeiro é preciso pesar-se e contar o número de calorias que consome diariamente. Depois, é necessário garantir que aumentou 500 calorias à sua alimentação.
Em vez de comer pequenas refeições, esforce- se para comer grandes refeições. Nos intervalos encha-se de mais comida, como cereais, aveia, barras de energia e fruta. Coma passas e frutos secos para aumentar a quantidade de calorias e de carboidratos.
Prefira comer pão consistente, e não o pão branco que se vê atualmente nos supermercados, e encha-o de manteiga de amendoim, geléia, mel e queijo. Coma também batatas, brócolos, couve-flor, feijão-verde, ervilhas e milho. Coma frutas como bananas, pêras e maças, bem como frutos secos. Têm muitas calorias de qualidade.
Para melhorar o resultado, deve também comer algumas sopas, como as de feijão ou caldo-verde, porque a qualidade das calorias providenciadas pelas sopas é muito melhor do que a que vem da carne.
Para continuar a ser saudável, deve usar azeite em vez de manteiga ou molhos “cremosos”. Deve comer queijos magros em vez de queijos normais.
Para beber, prefira leite, batidos e sucos naturais. Por exemplo, as bebidas gaseificadas são boas para ganhar peso, mas não têm qualquer valor nutricional, por isso é melhor manter as bebidas referidas inicialmente.
Para engordar, obrigatoriamente deve-se fazer exercício e de preferência intenso, porque senão as calorias adicionais vão mostrar-se na zona da barriga e em outros lugares indesejados. Por isso, para aumentar a massa muscular e ficar em forma, faça exercícios regulares. Podem ser curtos, mas têm de ser intensos.
Pese-se semanalmente e não espere um crescimento de vários quilos por semana. O recomendável é 0,5 – 1 kg por semana, o que significa 4