engenheiro
Junta de união storz
Peça metálica que serve para unir as extremidades de conexão rápida, sejam as das mangueiras ou as dos diversos acessórios de 2½ polegadas (63mm) ou de 1½ polegadas (38mm).
Figura 55 - Junta de união storz
Suplemento de união
Peça usada para permitir ligações de duas juntas de união com rosca macho (Figura 56a), ou de duas juntas de união com roscas fêmeas (Figura 56b).
Figura 56 - Suplemento de união
Adaptador
É uma peça metálica que serve para modificar expedições em fios de rosca (típico de registros de hidrantes de parede) em união storz (típica de mangueiras de combate a incêndio) ou o inverso. Pode ser do tipo fêmea ou macho.
• Adaptador fêmea – possui de um lado um fio de rosca fêmea (interno) e do outro uma junta de união storz. Pode ser de 1½ polegadas (38 mm), no caso dos hidrantes de parede ou de 2½ polegadas (63 mm), no caso dos hidrantes urbanos (de coluna).
Figura 57 - Adaptador junta storz para rosca fêmea
• Adaptador macho – possui de um lado um fio de rosca macho (externo) e do outro uma junta de união storz.
Pode ser encontrado de ambos os diâmetros.
Figura 58 - Adaptador junta storz para rosca macho
Redução
Peça formada por juntas storz em ambos os lados, porém com diâmetro de 2½ polegadas de um lado e 1½ polegadas do outro. Serve para unir peças (mangueiras, expedições, registros, etc.) de diâmetros diferentes.
Figura 59 - Redução
Tampão
Peça que serve para vedar ou proteger hidrantes ou bocas (de expulsão ou admissão) de viaturas quando não estão sendo utilizados.
Figura 60 - Tampão
Divisor
Peça metálica destinada a canalizar a água que vem da viatura ou do hidrante até as linhas de ataque (mangueiras estabelecidas para o combate). Possui uma entrada, denominada boca de admissão e duas ou três saídas denominadas de bocas de expulsão.
Enquanto a boca de admissão recebe a mangueira de 2½ polegadas (63 mm) da