engenheiro
EXPERIÊNCIA No. 2- MOTORES ELÉTRICOS
I. TÍTULO: MOTORES ELÉTRICOS II. OBJETIVO
Familiarizar-se com os conceitos básicos envolvendo motores elétricos trifásicos (ligações, dados de placa, medições de tensão, corrente, etc.)
III. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 – Introdução Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. Os de corrente alternada e em particular os trifásicos de indução, são os mais utilizados de todos, pois combinam construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação aos diferentes tipos de cargas, menor tamanho, menor peso, exigem menos manutenção, além de apresentarem os melhores rendimentos. Os principais tipos de motores são:
Motor de indução
Motor de corrente contínua
Motor síncrono
Servomotores
Motores de Passo
Os servomotores e motores de passo necessitam de um ¨driver¨ próprio para o seu acionamento e tais conceitos fogem à abordagem no momento.
O motor de indução funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo (escorregamento ou deslizamento). São adequados para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática e atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de conversores de freqüência.
Para garantir a proteção do operador da máquina, uma seqüência genérica de operações dos elementos necessários à partida e manobra de motores é mostrada na figura, envolvendo os seguintes dispositivos:
1. Seccionamento: Só pode ser operado sem carga. Usado durante a manutenção e verificação do circuito.
2. Proteção contra correntes de curto-circuito: Destina-se à proteção dos condutores e equipamento do circuito
3. Proteção contra