Engenheiro Mecânico
FILTRO DE MANGA
Professor: Marcelo Alves
Alunos: Diogo Henrique Quintão Da Silva Hudson Cunha Meireles Mateus Drumond Martins Rafael Falcão Severiano Ronald Pereira Arruda
Coronel Fabriciano / MG
Semestre 1º/2009 INTRODUÇÃO
A poluição do ar é um fenômeno que está relacionada principalmente com a atividade humana em vários aspectos, como os seguintes:
Rápido crescimento populacional, industrial e econômico,
Concentração populacional e industrial,
Hábitos da população,
Grau de Controle (medidas adotadas para o controle da poluição).
Nossos três recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir a concentrações aceitáveis de todas as substâncias neles lançados por processos naturais normais. Contudo, as emissões antropogênicas começam a ameaçar nosso planeta pelo esgotamento desta capacidade de autodepuração.
De um modo geral, com decorrer dos anos, o desenvolvimento tecnológico vem sofrendo alterações, pensando-se, cada vez mais, em submeter os novos processos e produtos a análises de custo/benefício (Análise de Ciclo de Vida do Produto) dentro da filosofia de se elaborarem processos e produtos de menor impacto ambiental.
1 PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFÉRICOS
Defini-se poluente atmosférico, como sendo qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa e de energia que, presente na atmosfera, pode torná-la poluída.
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados da seguinte forma:
Estado Físico: Material Particulado; Gases e Vapores.
Origem: Poluentes Primários (emitidos já na forma de poluentes); Poluentes Secundários (formados na atmosfera por reações químicas ou fotoquímicas)
Classe Química: Poluentes Orgânicos e Poluentes Inorgânicos
Material Particulado: As partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes de poluição do ar ou mesmo