Engenheira
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO
GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS
Discentes:
Bruna Evangelista 201111062
Francielle da Silva Rodovalho 201210016
Guilherme Augusto Montandon 201010396
Jacqueline de Oliveira Andrade 201110982
Juliana Evelyn da Silva 201110458
Renan Gomide Sabbag 201010522
Uberaba/ MG
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções das mais variadas, para determinar o tamanho dessas partículas é feito a distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, que serão obtidos através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa. O processo de peneiramento é constituído em uma série de peneiras padrão formando uma pilha, colocando a de abertura de malha menor no fundo e a de abertura de malha maior no topo. Para a realização deste método utilizaram-se os agregados miúdo e graúdo, sendo, respectivamente, a areia e a brita.
Na construção civil, o processo de peneiramento é importante para determinar a Dimensão Máxima Característica dos agregados a serem utilizados na fabricação do concreto. No concreto armado, por exemplo, a Dimensão Máxima Característica do agregado, deve ser inferior a 0,8 do espaçamento entre armaduras horizontais. Caso contrário, existirão espaços vazios na estrutura, podendo causar sérios danos.
2 – OBJETIVO
O experimento que será descrito, a seguir, teve como objetivo determinar o diâmetro máximo e mínimo e o módulo de finura da areia e da brita. Para esta determinação, faremos um ensaio de granulometria. O diâmetro máximo corresponderá à abertura da malha da peneira, onde fica retida e acumulada uma porcentagem menor ou