Engenharia
A partir da década de 40 começou a haver necessidade de medidas antropométricas cada vez mais detalhadas e confiáveis.
Por um lado, isso foi provocado pelas necessidades da produção em massa. No projeto de um carro, por exemplo, um dimensionamento de alguns centímetros a mais, sem necessidade, pode provocar um aumento considerável nos custos de produção, se considerarmos a série de centenas de milhares de carros produzidos. Um outro exemplo ainda mais dramático é o da indústria aeroespacial, onde cada centímetro ou quilograma tem uma influência significativa no desempenho e economia da aeronave.
Por outro lado, surgiram muitos sistemas de trabalho complexos, como centros de controle operacional de usinas siderúrgicas, onde o desempenho humano é crítico, sendo indispensável tomar todos os cuidados durante o projeto desses sistemas.
Assim, até a década de 40, as medidas antropométricas visavam determinar apenas as grandezas médias da população como pesos e estaturas médias. Depois passou-se a determinar as variações e os alcances dos movimentos. Hoje, o interesse maior se concentra no estudo das diferenças entre grupos e a influência de certas variáveis como etnias, regiões e culturas. Com o crescente volume do comércio internacional, pensa-se hoje em determinar os padrões mundiais de medidas antropométricas.
6.1-. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Todas as populações humanas são compostas de indivíduos de diferentes tipos físicos ou biótipos. Pequenas diferenças nas proporções