Engenharia
Os logradouros contemplados com a pavimentação asfáltica, viaduto deverão ser objeto de análise mais detalhada quanto a:
a) Nivelamento: verificação do nivelamento atual e alteração se necessário visando não formarem bacias entre ruas, de modo a dificultar o escoamento de águas pluviais.
b) Largura: de acordo com projeto de loteamento do bairro, caso haja diferenças, antes da execução dos serviços de terraplenagem, a empresa contratada deverá comunicar por escrito, à Secretaria de Obras.
c) Inclinação: para logradouros com inclinação superior a 10%, a empresa contratada deverá comunicar por escrito, à Secretaria de Obras.
d) Pesquisa de interferências: a empresa contratada deverá verificar “in-loco”, a existência de redes como telefonia, esgoto e ramais, água e ramais, galerias de águas pluviais, tubos de passagem, caixas, etc... Todos os lotes com testadas para o logradouro que receberá a pavimentação asfáltica,viaduto, deverão possuir ramais de água e esgoto no passeio público.
2. ABERTURA E PREPARO DE CAIXA:
O serviço consiste em escavar, carregar e transportar para um local de “bota-fora”, designado pela Contratante, todo o material que mediante teste, não apresente Características granulométricas e de compactação exigidas para servir de base de pavimento asfáltico. A escavação para abertura da caixa não deverá exceder a largura L + 0,30m, conforme Seção Transversal. 3. CARGA, TRANSPORTE E DESCARGA DE TERRA:
O serviço consiste em escavar, transportar e descarregar na obra, o material de jazida
(que será de responsabilidade da empresa a ser contratada), cujas características granulométricas e de compactação, comprovadas mediante teste da Peneira conforme visto em sala, se são adequadas para servir de base de pavimento asfáltico. Obs.: A carga de terra para utilização de aterro da caixa será medida com empolamento de no máximo 25%.
4. REFORÇO DA BASE:
4.1. Base de solo cimento:
De