Engenharia
A Airbus começou a desenvolver ideias sobre o desenvolvimento de um avião com capacidade ultra alta em 1988. Naquela época outros fabricantes de aeronaves Boeing e McDonnell Douglas consideraram também uma aeronave grande. A Boeing estudou versões estendidas do 747, mas também tinha um design totalmente novo possível em mente. O McDonnell Douglas tentou gerar o interesse das companhias aéreas para a sua MD-12, uma aeronave de passageiros duplo deck de um pouco menor do que o A380 mais tarde. Airbus conversou com ambos McDonnell Douglas e Boeing sobre a construção de uma aeronave tão grande juntos, por causa do grande investimento e um mercado limitado para tal um avião. Mas no final a Airbus fez-lo sozinha.
A3XX
Em Junho de 1994 a Airbus adopta a designação "A3XX" para o seu avião de grande porte. Um dos projectos considerados foi uma combinação de duas fuselagens do A340 "coladas" lado a lado, mas mais tarde o projecto A3XX tornou-se um avião de dois andares com dois decks de passageiros. Ainda foram necessários muitos anos até que a decisão de desenvolver a aeronave foi tomada. A Airbus lançou oficialmente o projecto em 19 de Dezembro de 2000. A aeronave não tornou-se o 'A350', mas sim 'A380', inspirada no convés de casal, um layout que parece-se com um '8 '.
Em 27 de Abril de 2005, o Airbus A380 voou pela primeira vez, a partiu de Toulouse Blagnac, onde a montagem final do gigante do ar ocorreu. Cinco A380 participaram no programa de ensaios de voo e do tipo de aeronave foi certificada pela EASA e FAA em 12 de dezembro de 2006. Entrada no serviço com a Singapore Airlines, inicialmente prevista para março de 2006, teve de ser adiada até outubro de 2007, porque a produção teve um