Engenharia
SUMÁRIO 1
1-INTRODUÇÃO 2 1.1 Contextos Históricos 2
2- FABRICAÇÃO 3 2.1 ETAPAS DA OBTENÇÃO DA MATÉRIAS PRIMAS: 3
2.2 CLINQUERIZAÇÃO 4 2.2.1 Via Úmida 4 2.2.2 Via Seca 4 2.2.3 Processos 4
3-FLUXOGRAMA 7
4-CONCLUSÃO 8
5-BIBLIOGRAFIA 9
1-INTRODUÇÃO
O cimento é o material de construção mais utilizado no mundo. Os cimentos eles são aglomerantes, capazes de unificar fragmentos de matérias sólidas em um só corpo, tendo como objetivo uma grande durabilidade, desempenho e qualidade na sua aplicação.
Sendo assim este trabalho visa apresentar uma das etapas da fabricação do cimento Portland, mostrando os principais pontos deste produto tais como o contexto, histórico, matériaprima, produção, controle, tipologia, aplicações, adições.
1 Contextos Históricos
A constante busca por mais segurança e um tempo útil maior para as edificações levou o homem a pesquisar diversos materiais aglomerantes. A palavra cimento deriva do latim caementum, sendo descoberto a cerca de 4500 anos.
A arquitetura monumental do Egito Antigo já usava uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado que, de certa forma, é a origem do cimento. As grandes construções gregas e romanas, como Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânicas que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.
O engenheiro John Smeaton, em 1756, desenvolveu uma mistura da calcinação de cálcios argilosos e moles que, reagindo com a água, adquiriam grande resistência. Provavelmente, a titulação cimento Portland adveio da comparação entre seu cimento recém-criado e a localidade com a ilha de Portland, de onde se extraiam as rochas calcárias comercializadas na época.
Já em 1824, o construtor Joseph Aspdin, recebe do rei George IV, a patente do cimento Portland.
No Brasil, a primeira tentativa de aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreu em meados de 1988, quando o engenheiro