Engenharia
AULA 10 : AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROFESSOR: DANILO FERNANDES DE MEDEIROS, M.SC
danilofmedeiros@yahoo.com.br
AGREGADOS
Conceito Geral:
Segundo norma ABNT NBR 9935, o termo agregado é definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para a produção de argamassas e de concreto, bem como utilizado em diversos serviços de engenharia. Agregado pode ser definido como sendo uma mistura de pedregulho, areia, pedra britada, escória ou outros materiais minerais usada em combinação com um aglomerante para formar um concreto, uma argamassa etc. Pode-se mencionar que a terminologia agregado é um termo genérico para designar areias, pedregulhos, rochas em seus estados naturais ou britado
AGREGADOS
Conceito Geral:
Em média, 75% do volume total do concreto, quando comparado com o volume de cimento, e composto pelo agregados . Sabendo do percentual dos agregados que compõem o concreto, deve-se levar em consideração as características dos agregados, de forma a se ter um concreto de boa qualidade. Dentre as características, podem ser citadas: Porosidade; absorção d’água; composição granulométrica; forma e textura superficial das partículas; resistência mecânica (compressão simples); presença de substâncias nocivas.
AGREGADOS
Quais são as principais funções do agregado no concreto:
1. Função econômica;
2. Função Técnica .
AGREGADOS
Classificação :
Quanto às Dimensões; Quanto à Origem; Quanto a Massa Unitária (MU); Quanto à Forma.
Quanto às Dimensões
São classificados em miúdos e graúdos . Esta classificação é feita com utilização da peneira de 4,8mm, assim: Agregado miúdo – são aqueles que possuem grãos inferiores a 4,8mm, podendo ficar retidos até 15%. Agregados graúdos – apresentam grãos de dimensões superiores a 4,8mm, podendo apresentar até 15% passando na peneira de 4,8mm.
AGREGADOS
A