Engenharia
II - Introdução
III – Material utilizado
IV – Procedimento experimental
V – Resultados
VI – Discussão e conclusão
VII – Referências bibliográficas
I- Objetivo:
O Objetivo do trabalho era aprender como se aplica as formulas de análise em determinadas situações. Nesse caso a situação foi o movimento de um corpo em um meio viscoso no qual obtiveram as seguintes informações.
Velocidade Média (Vm), Desvio Padrão, Erro e Intervalo de Confiança.
II- Introdução Teórica:
Na busca de resultados de uma análise física, o pesquisador que não possuir subsídios teóricos suficientes para se fazer uma conclusão dispõe de uma ferramenta de excepcional importância e utilidade que é a construção de gráficos. Após a análise do fenômeno em laboratório, usando os dados colhidos é possível a construção de um gráfico. Gráficos são curvas dentro de um plano que descrevem a relação entre as variáveis do fenômeno. Tendo em mãos o gráfico que descreve o comportamento do fenômeno analisado, é fácil, a partir da observação do comportamento da curva, obter funções matemáticas que regerão as variáveis físicas de tal fenômeno podendo então ser feitas conclusões e estudos mais avançados da situação.
2º Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)
A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam em um corpo não é nula. Pode-se concluir então, que toda vez em que sobre um corpo atuar uma resultante de forças não-nula, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor e menor se o corpo possuir uma massa menor. Matematicamente,
Note que a equação acima envolve a resultante das forças, isto é, o efeito combinado de todas as forças que atuam no corpo. A não ser no caso de atuar somente uma força no corpo, em que a resultante é a própria força.
Outra observação importante é que se trata de uma