Engenharia
http://www.oceanario.pt/cms/1253/
» Início » Conservação » Vida Marinha » A Vida nos Mares (Dossiers e Artigos) » A Vida Nos Mares » Artigos » Formação dos Oceanos
Formação dos Oceanos
Oceano primitivo
Após a formação da Terra, há 4600 milhões de anos, enormes quantidades de vapor de água foram libertadas dos vulcões e da superfície do planeta em fogo.
Alguns milhões de anos mais tarde, assim que a temperatura da superfície da Terra baixou, ocorreu a condensação desta vapor. Formou-se, então, toda a água existente actualmente, originando um "Oceano Primitivo".
Este Oceano Primitivo, formado há mais de 4000 milhões de anos, era muito diferente do actual. As águas eram ácidas e a sua temperatura rondava o ponto de ebulição.
Forças da natureza
As forças que o oceano exerceu sobre a costa primitiva ajudaram a moldar o relevo do globo.
Lentamente, entre 4000 e 2000 milhões de anos atrás, o fundo do mar abriu-se em diversas fissuras, permitindo o contacto do magma com a água. moldaram-se os fundos oceânicos e iniciou-se um processo de deslocamento das diferentes placas tectónicas.
Actualmente, embora imperceptível, este movimento não cessa e origina catástrofes naturais como terramotos e erupções vulcânicas.
Posição privilegiada
Embora a água esteja presente noutros locais do universo, apenas no nosso planeta existe água nos 3 estados da matéria: sólido, gasoso e líquido.
Bastava a Terra estar 5% mais perto do sol para toda a água se evaporar, dando origem a um efeito de estufa semelhante ao que se observa em Vénus.
Por outro lado, caso estivesse 3% mais afastada do Sol, toda a água congelaria como sucede em Marte.
Deriva dos continentes
Em 1912, Alfred Wegener - meteorologista e geofísico alemão - sugeriu, com base em registos geológicos e paleontológicos, que durante vários períodos da história da Terra existiu apenas um continente - Pangeia - rodeado por um único oceano - Pantalassa.
Este supercontinente