Engenharia
Custeio Direto, Custeio Abc e Custeio absorção
MAURICIO BARRETO GOMES JUNIOR
3º PERIODO
1110007802
Custeio Direto
As próprias leis da Contabilidade prescrevem o emprego do custeio por absorção. A idéia que sempre valeu era a de que os produtos devem absorver todos os custos necessários para fabricação e se possível comercialização. As despesas e custos indiretos deveriam ser carregados aos custos produtos vendidos, mesmo que esse exercício fosse realizado por meio de alguns critérios de apropriação arbitrários.
Em razão de algumas divergências no método sistema de absorção, surge o sistema custeio variável, onde apenas os custos variáveis são aplicados aos produtos e os custos fixos lançados diretamente ao resultado como se fossem despesas. Esse sistema também é conhecido como método custeio direto, devido custos variáveis ser como regra, direta.
Se num determinado período for vendido toda produção acabada o lucro bruto por este método será maior do que o apurado pelo método custeio por absorção, devido apropriar apenas os custos variáveis. Na mesma hipótese o lucro líquido será igual, pois o custo fixo integrado aos produtos vendidos no método absorção estará em despesas operacionais no variável.
Partindo do princípio de que os custos da produção em geral, são apurados mensalmente e de que os gastos incorporados aos custos devem ser aqueles incorridos e registrados na contabilidade, esse sistema de custo depende de um suporte do sistema contábil, de forma que o Plano de Contas separe, já nos registros dos gastos, os custos variáveis e custos fixos de produção rigorosamente. O termo custos fixos, quer dizer que não sofrem oscilações ao volume da produção, quando convertido em custos por unidade torna-se variável.
ALGUMAS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DO CUSTEIO DIRETO
Os defensores da utilização deste método argumentam como vantagem que os custos fixos, existem independentemente da fabricação ou não de um