Engenharia
Segundo Michelazzo (2006):
“A documentação de um software é composta por várias partes diferentes que abrangem todo o sistema e pode ser dividida em doisgrandes grupos: documentação técnica e documentação de uso”. A primeira é voltada ao desenvolvedor ou pessoa de TI e compreende principalmente dicionários de modelos de dados, fluxogramas de processos e regras de negócios, dicionários de funções e comentários de código. Já a documentação de uso é voltada tanto para o usuário final quanto para o administrador do sistema e comumente, é formado por apostilas ou manuais que apresentam como o software deve ser usado, o que esperar dele e como receber as informações que se deseja.”
Da documentação técnica, é importante conhecermos o que são e para que servem os artefatos que a compõe, ressaltando que os mesmos são variáveis de acordo com a metodologia de desenvolvimento empregado pela empresa. Por este motivo iremos explanar ;
1.2.1 Modelo de dados
É uma imagem gráfica de toda a base de informações necessárias para um determinado sistema. Também abrange qualquer comportamento definido no banco de dados.
De acordo com Heuser (2009, p. 64):
“Um modelo completo deve fixar todas as propriedades desejáveis do banco de dados. Isso obviamente somente pode ser verificado por alguém que conhece profundamente o sistema a ser implementado. Uma boa forma de verificar se o modelo é completo é verificar se todos os dados que devem ser obtidos do banco de dados estão presentes e se todas as transações de modificação do banco de dados podem ser executadas sobre o modelo.”
A modelagemde dados é vista acerca de três perspectivas principais: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física.
A Modelagem Conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão