Engenharia
Universidade Paulista – UNIP Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Núcleo de Projeto e Pesquisa em Engenharia Rod. Presidente Dutra, km 157,5 - Pista Sul, CEP 12240-420, São José dos Campos, SP – Brasil.
Resumo A tarefa consiste em projetar e construir a ponte que suporte mais vezes o seu próprio peso. Para tanto, algumas restrições dimensionais e estruturais são estipuladas, além de ser fabricada somente com macarrão e cola.
I. INTRODUÇÃO Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água. Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é freqüentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se apelidar de viaduto. História As primeiras pontes Desde os tempos remotos que o Homem necessita ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes teriam surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito, e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia (cerca de 500 a.C.). A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do séc. IX a.C. As pontes