Engenharia
U
A UU AL A L
38
A
ma moça viajava tranqüila de moto mas, na subida, percebeu que seu veículo perdia força. O mecânico de motos, após abrir o motor e examinar as peças, verificou que as cames do comando de válvulas se desgastaram, ocasionando folga entre os componentes, o que diminuía o rendimento do motor. Assim, você acaba de ver como essa peça (came) é importante. Por isso, nesta aula, você vai conhecê-la melhor.
Introdução
Conceito
Came é um elemento de máquina cuja superfície tem um formato especial. Normalmente, há um excêntrico, isto é, essa superficie possui uma excentricidade que produz movimento num segundo elemento denominado seguidor seguidor.
Veja, a seguir, a came do comando de válvula.
A U L A
38
Came came
À medida que a came vai girando, o seguidor sobe e desce, ou vice-versa. Veja dois momentos desse movimento.
Tipos
As cames geralmente se classificam nos seguintes tipos: de disco de tambor disco, tambor, quadro. frontal e de quadro Came de disco excêntrica. É uma came rotativa e excêntrica Consta de um disco, devidamente perfilado, que gira com velocidade constante, fixado a um eixo. O eixo comanda o movimento alternativo axial periódico de uma haste denominada seguidor. A extremidade da haste da came de disco pode ser: de ponta de rolo e de ponta, prato. prato
A U L A
38
extremidade de ponta
extremidade de rolo
extremidade de prato
Came de tambor As cames de tambor têm, geralmente, formato de cilindro ou cone sobre o qual é feita uma ranhura ou canaleta. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre deslocamento do seguidor sobre a ranhura. O seguidor é perpendicular à linha de centro do tambor e é fixado a uma haste guia.
A U L A
Came frontal Tem a forma de um cilindro seccionado, sendo que as geratrizes têm comprimentos variados. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre o movimento alternativo axial periódico do seguidor, paralelo à