Influência dos africanos na cultura brasileira
Deivid Valentim Nunes da Silveira
Dyogenes Luccas Ribeiro Rodrigues
Galvão Angelino Custódio
Maiara Amorim
Rodrigo Zanella
Professor-Tutor Externo Cristina Schuler
Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi
História (HID-O178) – Prática Simulada
12/09/2011
Resumo
Este assunto pretende abordar desde a chegada dos negros ao Brasil, até os dias de hoje. Como vieram de onde vieram e porque vieram. Quais suas influências culturais. Que contribuíram para a identidade do povo brasileiro. Vamos destacar suas influências que fizeram nossa maneira de viver em muitas circunstâncias, destacando-se nas principais culturas, como algumas palavras, danças, religiões, música, comidas e costumes por eles trazidos do continente africano. Abordaremos também seus sofrimentos como escravos e preconceito contra a raça negra, e por fim vamos analisar como vive o negro na modernidade, suas conquistas tanto na educação, na política, na cultura, no esporte, na música e na sociedade em geral.
Palavras chave: Influência cultural. Africanos. Identidade brasileira.
Objetivo
Nosso objetivo é mostrar a influência das culturas africanas na identidade do povo brasileiro, no que aconteceu com os negros quando chegaram para trabalhar, suas dificuldades, seus trabalhos forçados e principalmente o preconceito racial.
Vamos abordar as culturas por ele trazidas do continente africano, como a dança, comidas, músicas, religiões e palavras, na qual usamos até hoje. Verificaremos suas conquistas durante muitos anos, e o que ainda falta para que o racismo contra os negros acabem, gerando assim uma liberdade completa. Esse povo que mesmo discriminado, engrandeceu e muito e continua lutando por um Brasil melhor.
1 - Introdução
1.1 - Origem dos afro-brasileiros A atividade do tráfico negreiro no Brasil inicia-se oficialmente em 1.559, quando a metrópole portuguesa decide permitir o ingresso de escravos vindos da África