Engenharia
Passo 1
Pesquisar em livros e sites sobre a diferença entre filtros ativos e filtros passivos.
Filtro Passivo
Um filtro passivo é composto por componentes passivos, ou seja, que não necessitam de alimentação para operarem. A denominação “passiva” se deve ao fato de que os indutores e capacitores possuem propriedade de armazenamento de energia. Os filtros passivos comumente são usados após o amplificador, antes dos alto-falantes os quais são projetados para uma carga específica (alto-falante) e não permitem sintonia, apenas alterando componentes.
Filtro Ativo
Um filtro ativo, ao contrario do passivo é composto por componentes ativos (que necessitam de alimentação, por exemplo, válvulas, transistores e amplificadores operacionais). Os filtros ativos por sua vez são utilizados antes do amplificador, ou seja, entre a geração do sinal e o amplificador. Os filtros ativos se caracterizam por apresentarem geralmente uma sintonia de qual a frequência de corte desejada.
Passo 2
Representar, utilizando a simbologia de circuitos elétricos, os circuitos RC, RL e RLC. Essa representação deverá ser feita em um relatório que será posteriormente entregue ao professo responsável.
Um filtro tem como função selecionar, rejeitar ou igualar uma ou várias gamas de frequência de um sinal elétrico. Os filtros constituem uma das aplicações mais comuns da eletrônica, sendo amplamente utilizados na aquisição e processamento de sinais áudio, vídeo e de dados, em sistemas de alimentação, de telecomunicações, de controlo, etc.
Nesta disciplina introduzem-se duas das principais técnicas de realização de filtros elétricos: a técnica passiva, que utiliza essencialmente resistências, condensadores, bobinas e transformadores; e a técnica ativa. Esta última técnica faz referência a dispositivos eletrônicos como o amplificador operacional de tensão e o transferidor de corrente. Convém desde já salientar que existem diversas técnicas alternativas às duas referidas, como