engenharia
Radicais
Radicais são todos os agrupamentos atômicos que contêm uma ou mais valências livres e que não podem ocorrer em liberdade. A nomenclatura leva a regra de apenas adicionar a palavra il ou ila nas terminações do nome.
O radical é uma partícula eletricamente neutra, ao inverso do íon que possui carga elétrica.
• Radicais alquilas ou alcoílas
São considerados radicais monovalentes que são derivados dos alcanos.
Existem quatros radicais butil (C4H9 -):
• Radicais alquenilas
Os radicais alquenilas são radicais monovalentes decorrentes dos alcenos (alquenos).
• Radicais alquinilas
Os radicais alquinilas são radicais monovalentes decorrentes dos alcinos (alquinos).
• Radicais arilas
Os radicais arilas são radicais monovalentes, mas sua valência livre está presente em um carbono pertencente em um número de benzênico.
Efeitos e usos da radiação no dia-a-dia
O uso pacífico da Radioatividade tem sido cada vez mais abrangente nas diversas áreas do conhecimento humano. Na Radioterapia do tratamento do câncer, seja por meio de Teleterapia ou da Braquiterapia, deu-se nova esperança de vida àqueles que foram submetidos a tal tratamento.
Na aricultura, para se evitar o disperdício e a infestação por microorganismos, utiliza-se a Radiação para a conservação dos alimentos. Numa provável situação de racionamento de energia, em virtude do esgotamento de suas fontes, a utilização da energia nuclear pode ser de grande utilidade.
É Possível, após amplos debates, envolvendo sociedade, técnicos e governo, estabelecer uma política de uso pacífico da Radioatividade em benefício de toda a População.
Os elementos radioativos, quando bem manipulados, podem ser úteis aos seres humanos. O césio-137, por exemplo, é muito utilizado em tratamento de tumores cancerosos.
A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação (os elementos radioativos que existem na superfície