Engenharia
PCP Sequenciamento e Carregamento
Engenharia de Produção Prof. Moisés Teles Fernandes
O planejamento e o controle de produção requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de volume, tempo e qualidade. Não como regra geral, mas adotado praticamente por maioria das gestões da produção, para conciliar o volume e o tempo, quatro atividades justapostas são desempenhadas: carregamento, sequenciamento, programação e controle.
CARREGAMENTO
CARREGAMENTO FINITO
Abordagem em que somente se aloca trabalho até um limite estabelecido pelo centro, o trabalho acima dessa capacidade não é aceito. O carregamento finito é particularmente relevante para operações que: É possível limitar a carga; ex.: consultório médico. É necessário limitar a carga; ex.: passageiros de aviões. O custo da limitação da carga não é proibitivo; ex.: carros esportivos.
Em síntese, o carregamento é a quantidade de trabalho alocado a cada parte da produção. Duas abordagens são principais para o carregamento: Carregamento finito e infinito.
CARREGAMENTO INFINITO
É o carregamento que não limita a aceitação do trabalho, mas corresponde a ele. O carregamento infinito é relevante para operações nas quais: não é possível limitar carregamento; ex.: pronto socorro. não é necessário limitar carregamento; ex.: fest food. o custo do carregamento é proibitivo; ex.: banco de varejo.
CARREGAMENTO
Dados precisos como tempo disponível, tempo normal disponível, tempo planejado disponível, tempo planejado de operação, tempo disponível e tempo real disponível são extremamente importantes para termos um controle absoluto da situação.
CARREGAMENTO
SEQUENCIAMENTO
Máximo Tempo Disponível Tempo Normal Disponível Tempo Planejado Disponível Tempo Planejado de Operação Tempo Disponível
Tempo Real de Operação Tempo Máquina Parada
Não Trabalhando
É a atividade de decidir a ordem em que as tarefas serão executadas.
Trocas