engenharia
O engenheiro é um profissional criativo, precisa usar a criatividade para resolver problemas técnicos. Seu trabalho nem sempre está calcado em cálculos precisos ou mesmo conceitos científicos complexos.
A criatividade é uma característica humana, que pode ser encontrada em pessoas que geram ideias novas, úteis e simples e também em pessoas com capacidade de ter novas combinações de ideias e conceitos a partir de formas comuns que os demais olham. Esta característica age de forma mais intensa quando precisamos criar soluções para problemas, e são nestes momentos que o engenheiro deve liberá-la, para poder gerar quantidade, qualidade e diversidade de ideias. A criatividade é influenciada por quatro fatores – conhecimento, esforço exercido, aptidão e método empregado –, identificando e conhecendo estes fatores é um excelente início para desenvolver a capacidade criativa, e consequentemente aumentar o grau de criatividade do indivíduo.
Existem barreiras que sempre estão presentes entre o criador e a ideia. Algumas delas são: hábitos, fixação funcional, preocupação prematuras com detalhes, medo de críticas, conservadorismo. Ultrapassar essas barreiras é uma tarefa difícil, mas não impossível. Educar a mente para fazer frente a essas barreiras, parece ser o inicio de todo o processo criativo. Além disso, apesar de todos esses obstáculos, existem também algumas técnicas que poderão auxiliar muito no processo da criatividade, tais técnicas objetivam auxiliar na geração de ideias para a solução do problema, abrindo frentes para a imaginação trabalhar livremente, ativando e desenvolvendo a criatividade. Técnicas como: o brainstorming, a caixa-preta, a quebra da adaptação psicológica, a caixa morfológica, o método da inversão, o método da empatia.
A boa definição de um problema e a sua solução passa pelo grau de criatividade do indivíduo; quando se é um indivíduo crítico, logo que se confronta com uma nova ideia, julga de imediato se ela é boa ou