Engenharia
Forças Atuantes é o que interfere diretamente ao estado a que um corpo se encontra, movimento uniformemente variado, repouso e movimento uniforme são os principais estados de um corpo. Uma aceleração constante geralmente ocorre quando o movimento uniformemente variado atua em um corpo.
A seguinte fórmula pode ser usada para determinar essa aceleração.
Eq.1
Na formula da função horária, da velocidade do MUV, a velocidade e a aceleração são constantes para cada movimento. (FERRARO; SOARES; SANTOS, 1984).
Figura:
Fonte: A força resultante é a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre o corpo: (PAUL A. TIPLER, 2000).
Eq. 2 Outra forma de se obter a força resultante é pela regra do pararelograma.
A regra do paralelograma é ....... De maneira geral, se varias forças , , , etc. estiveram atuando em uma partícula, elas poderão ser substituídas por suas resultantes, , obtida pela soma vetorial destas forças, ou seja,
... Ou .
Eq.3
Com base nos dados acima apresentados conclui se que neste projeto, serão utilizadas as fórmulas acima apenas para definição da velocidade e tração do cabo de aço, e esta definição deve-se pelo fato da escolha de um cabo de aço o qual tenha uma especificação maior ou similar ao resultado do calculo de tração, para a determinada massa a ser içada, apesar da velocidade deste cabo ser controlada pelo moto redutor e o inverso de frequência, de forma idêntica será a carga e o fator de segurança já especificado pela fabricante do cabo de aço a ser utilizado.
Lendo todo o trabalho de apoio , percebi que de certa maneira os trabalhos se diferem muito pelo fato de o içamento não ter apoio fixo e tbm não corresponder bem a muitas duvidas em questionamentos de resistência dos materiais e estruturas, a divergências entre flambagem e momento cortante , e momento fleto, de maneira como há ainda muitos erros ortográficos. Devemos tomar certa atenção