engenharia
1-b; 2-d; 3-a; 4-c
O raio é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens ou entre nuvem e o solo. Aprimeira parte que notamos do raio é o relâmpago, sob a forma luminosa. Em seguida notamos o trovão, que é a onda sonora provocada pelo raio. Temos esta diferença de tempo porque a velocidade da luz (c =3.108 m/s) é muito superior a velocidade do som no ar (vsom = 340 m/s). Podemos então considerar que vemos o relâmpago no mesmo instante em que o raio acontece. Considerando uma diferença de tempo de 5segundos entre o relâmpago e o trovão, estime a distância do observador até a tempestade em quilômetros.
1,7 km
Considere as afirmações seguintes em relação a um sistema de referencial inercial: I) Quando sobre uma partícula agem diversas forças cuja resultante é zero, ela está necessariamente em repouso. II) Quando sobre uma partícula agem diversas forças cuja resultante é zero, elaestá necessariamente em movimento retilíneo e uniforme. III) Quando é alterado o estado de movimento de uma partícula, a resultante das forças exercidas sobre ela é necessariamente diferente dezero. São corretas:
Apenas III;
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta: I) O período de translação de Mercúrio (planeta mais próximo do Sol) é menor que o período de translaçãoda Terra. II) A velocidade de translação de um planeta é constante ao longo de sua órbita. III) Segundo a Primeira Lei de Kepler, os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol,estando este no centro da elipse. São corretas:
Apenas I;
Dois sólidos mergulhados no mesmo líquido apresentam iguais perdas aparentes de peso. Podemos afirmar que:
Os sólidos possuem o mesmo...