engenharia
O presente trabalho tem por objetivo descrever os principais processos de fabricação de ácido sulfúrico, enfatizando os conceitos básicos e vantagens de cada uma das principais rotas utilizadas na indústria.
O ácido sulfúrico pode ser obtido industrialmente por duas tecnologias distintas, conhecidas como processo de câmara de chumbo e processo de contato. O primeiro, muito utilizado no século passado, caiu em desuso, devido principalmente à limitação de não permitir produzir ácido com concentração superior à 78% em peso.
A tecnologia de contato é atualmente empregada na quase totalidade das instalações industriais de produção de ácido sulfúrico. Basicamente, tal tecnologia envolve as seguintes etapas: - Obtenção do dióxido de enxofre (SO2); - Conversão catalítica do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre (SO3), e - Absorção do trióxido de enxofre
O processo de contato é praticado segundo diversas variantes, que podem ser grupadas de acordo com a matéria prima utilizada para obtenção do dióxido de enxofre. Ácido Sulfúrico O Ácido Sulfúrico é um composto químico inorgânico, cuja fórmula é H2SO4. É um líquido incolor, viscoso e oxidante, pouco volátil, seu Ponto de Ebulição é 338°C e densidade 1,84g/cm3. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o ácido na água e não o contrário, pois se isto não for seguido, seus vapores são liberados agressivamente, podendo causar queimaduras graves no corpo do operador ou de alguém próximo.
É um ácido corrosivo e tóxico, pode causar bastante irritação e queimaduras, além de ser nocivo caso haja inalação, contato com a pele ou ingestão.
Fórmulas químicas do ácido Sulfúrico
Pode-se dizer que o consumo per capita do ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país, pois este produto químico tem uma enorme importância na indústria de base, sendo o composto mais utilizado; ficando atrás apenas da água.