trab
If é uma estrutura de definição que tem o objetivo de testar se a condição passado é verdadeira, caso seja ele entra dentro do bloco de IF, e dentro do bloco de IF caso não seja ele entra dentro do bloco de ELSE onde a decisão é satisfatória.
Sintaxe if (condição)
{
Comandos;
}
else
{
Comandos;
}
Nessa sintaxe acima mostramos o IF e o ELSE, onde caso a condição seja verdadeira será executado o bloco de comando dentro do IF, caso o contrário executará o ELSE, sendo que o comando ELSE é opcional.
Lembrando também que nunca executará o comando IF e ELSE juntos, devido o que acabei de falar acima.
Exemplo
#include
#include
float main()
{
int n1, n2, media=0; printf("Digite a Nota 1: "); scanf("%d", &n1); printf("Digite a Nota 2: "); scanf("%d", &n2); media = (n1 + n2)/2; if (media >= 6) { printf("Aluno Aprovado"); } else { printf("Aluno Reprovado"); }
getch();
Declaração SWITCH
SWITCH é uma declaração de múltipla escolha, diferente do if que caso tenha uma lista de escolha a ser montada não fica elegante e dependendo a extensão do programa fica difícil a manutenção.
Sintaxe
Switch (variável)
{
Case constante1: Comandos; Break;
Case constante2: Comandos; Break;
Case constante3: Comandos; Break;
default comandos;
}
Variável: responsável pelo controle de escolhas.
Constante: toda lista de escolBreak: Comando em C que para a execução do programa gerando um termino.
Default: é executado caso nenhuma constante seja encontrada, não é obrigatório o uso desse comando.
Exemplo
#include
#include
int main()
{
int opcao, valor; printf("Converter: \n"); printf("1: Decimal para Hexadecimal.\n"); printf("2: Hexadecimal para Decimal.\n"); printf("\nInforme sua Opcao.\n"); scanf("%d", &opcao); switch(opcao) { case 1: printf("\nInforme o valor em decimal: "); scanf("%d", &valor);