Engenharia
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
BASEADO NO TEXTO ESCRITO POR “DOMENICO DE MASI”
Através do crescimento mundial e as frequentes mudanças tecnologicas, nos vemos destinados a adaptar-nos ao novo mundo, informatizado e interligado por todos os meios de comunicação, o qual vem sido atropelado com novidades diárias.
Estas novidades são obras da globalização, informações cada vez mais velozes e diárias, que sempre nos surpreendem. Situações que nem sempre estamos preparados a acompanhar, dormimos com uma tecnologia e acordamos com algum tipo de inovação, muitas vezes relevantes, devemos estar constantemente nos atualizando. Estamos sendo incondicionalmente adaptados a um novo mundo que não admite mais que “as coisas sejam levadas nas coxas”.
Com a globalização estamos sofrendo com a imposição de uma concorrência quase desleal, onde apenas pessoas e/ou empresas que tem a capacidade e a vontade de investir em novas tecnologias, conseguem se manter intactas, pois quem não conseguir adaptar-se a esta situação, correrá sérios riscos de perder a vez neste mercado, ou até de ser absorvida pela concorrência, que passou de nível nacional a mundial.
O lado positivo da globalização é que, nos torna cada vez mais aptos às informações, as quais acabamos recebendo sem consciência, ou seja, não utilizamos mais apenas dinheiro e sim cartões magnéticos, os ‘dinheiros de plástico’, que são sempre cada vez mais aceitos no mercado. Imaginemos como estaria o mundo hoje sem a globalização, o que seriam das áreas como as tecnologicas, as de serviços, as da medicina, entre outras.
Mas sempre existe o outro lado da moeda, são os pontos negativos, um deles que se caracteriza com frequencia é o desemprego, com maior tecnologia, não precisamos mais de tantas pessoas operando maquinas, hoje existem maquinas que substituem cada vez mais os homens, outra é que exigem menos pessoas para dirigir