engenharia
Blibliografia:
- J, M. Gere, Mecânica dos Materiais, Editora Thomson; e
- E. P. Popov, Introdução à Mecânica dos Sólidos, Editora Blücher;
O texto destas Notas de Aulas foi retirado e traduzido da citada bibliografia, inclusive suas figuras.
Ementa do Curso:
Revisão: Tração, compressão e cisalhamento; Carregamento axial; Torção;
Cisalhamento e momentos fletores; Flexão em vigas; Estado plano de tensões:
Tensões pricipais, Ciclo de Mohr, Lei de Hooke para tensão plano; Aplicações de estado plano de pressão: Vasos de pressão, tensões máximas em vigas, carregamentos combinados; Flambagem.
CAP 1 – TRAÇÃO, COMPRESSÃO E CISALHAMENTO
1.1. Introdução à Mecânica dos Sólidos
Definição - Mecânica dos Sólidos é um ramo da mecânica aplicada que trata do comportamento dos corpos sólidos submetidos a diversos tipos de carga. Outros nomes para este campo de estudo são resistência dos materiais e mecânica dos corpos deformáveis. Os corpos sólidos considerados neste livro incluem barras com cargas axiais, eixos em torção, vigas em flexão, e colunas em compressão.
Objetivo - O principal objetivo da Mecânica dos Sólidos é determinar as tensões, deformações e deslocamentos em estruturas e seus componentes, devido às cargas que atuam sobre elas. Se conseguirmos encontrar estas quantidades para todos os valores até as cargas que provocam a falha, teremos uma visão completa do comportamento mecânico dessas estruturas.
Mecânica dos Sólidos – Notas de Aula Prof. Santoro
Hipótese do Contínuo
A modelagem macroscópica não considera a microestrutura do material, porém, os efeitos da microestrutura são englobados considerando o corpo como um meio contínuo.
As estruturas microscópicas e seus efeitos nos materiais macroscópicos são considerados quando se realizam experimentos reais. Deste modo, as modelagens matemáticas são desenvolvidas considerando-se a matéria com um meio contínuo, respeitando intrinsecamente as estruturas