comportamento animal
TEORIA COMPARADA
Grupo: Bruna Moreira
Luany Lima
Simone Morais
Barra do Piraí, 2014.
O Comportamentalismo de Pavlov e Skinner
Criada por John B. Watson, a teoria comportamentalista estuda somente aquilo que pode ser observado, tratando um de seus objetos de estudo (homem) como uma "Caixa Preta", sobre cujo interior nada pode-se afirmar. Esta visão possibilita o conhecimento dos fatores que levam o ser humano a agir de tal maneira, ou seja, o conhecimentos dos fatores que levam ao seu comportamento e ainda, possibilita modificar este comportamento a fim de que sejam obtidos resultados previamente estabelecidos.
A principal ideia da teoria comportamentalista é o processo Estímulo-Resposta, e através deste princípio, os pensadores desenvolveram suas teorias.
O primeiro a trabalhar esta teoria é Ivan P. Pavlov (1849-1936), que traçou as bases desta. Seus estudos com cachorros possibilitaram suas descobertas no âmbito da fisiologia e mais tarde, interpretadas no âmbito da psicologia.
Para Pavlov, tudo que aprendemos é explicado através do modo em que os estímulos (ambientais e internos) produzem as respostas.
Após Pavlov, outro pensador contribui para esta teoria: Burrhus F. Skinner (1904-1990). Este deu continuidade as formulações de Pavlov a fim de desenvolver mais a sua teoria. Skinner também acreditava que tudo poderia ser controlado através do comportamentalismo. Ele idealiza então, o conceito chamado de reforçamento. Este reforçamento poderia ser realizado a partir de duas maneiras iniciais:
- O reforçamento positivo, que consiste na apresentação de um estímulo agradável após a