Comportamento ANimal
Podemos definir comportamento como o conjunto de todas as atividades que os animais fazem quer individualmente quer em sociedades. É através do comportamento que os animais interatuam dinamicamente uns com os outros.
Primeiramente temos que olhar os cães como animais, cães não falam com palavras, se comunicam através de energias constantes.
Os cães falam conosco, mas em uma linguagem diferente. Dizem também que os cães fazem mais de 100 expressões faciais diferentes. Não é à toa que dizem: “meu cachorro só falta falar”.
Cães se comunicam de muitas formas entre eles, usando pistas verbais, linguagem corporal e expressões faciais. Eles também tentam se comunicar com humanos usando esses métodos. Humanos, é claro, se comunicam com os cães usando comandos e frases. Cães podem aprender centenas de sons humanos, mas não conseguem combiná-los. Por isso, a necessidade de comandos curtos como “Senta!” e “Vem!”.
Muitas das nossas ferramentas de comunicação se perdem com os cães, como o sarcasmo (para indicar frustração) ou linguagem corporal sutil (para indicar que está desconfortável) ou uma expressão de surpresa. Assim, para aumentar nossa comunicação com nossos cães, precisamos aprender a voltar ao básico e falar “canino”.
Idade do cão
Idade neonatal (até aos 15 dias de vida). O cachorro é cego e surdo, durante este período as atividades predominantes são alimentar-se e dormir. O cachorro desta idade utiliza cerca de um terço do seu tempo a alimentar-se, enquanto passa o resto a dormir.
- Idade de transição (dos 15 aos 25 dias). Nesta fase inicia-se a capacidade do cachorro para perceber os estímulos externos, graças ao amadurecimento dos seus órgãos sensoriais. Abre os olhos embora ainda não veja bem e mais tarde começa a ouvir, embora de forma imperfeita. Já defeca espontaneamente. Aumenta a independência em relação à mãe e reforça o vinculo com os outros membros da ninhada (podem observar-se as primeiras tentativas