ENGENHARIA
LINGUAGEM TÉCNICA
Deve ser simples, clara, precisa e, tanto quanto possível, vazada em frases curtas. Não devemos recorrer a imagens literárias, metáforas poéticas ou outro recurso retórico similar a estes, pois cada palavra deve ser empregada no seu sentido direto, sem dar margem a segundas interpretações. Quando usamos esses recursos, embora o texto fique Aparentemente mais elegante e pareça exprimir erudição do escritor, pode confundir o registro de idéias técnicas
OBJETIVO: A linguagem técnica deve ser objetiva e precisa, evitando o uso exagerado de expressões de reserva ou ressalva. Expressões do tipo "é provável que" ou "possivelmente" devem ser usadas comedidamente, e apenas onde for extremamente necessário, pois elas podem ser traduzidas, por quem as lê, como pontos de dúvida do escritor. Neste caso, é melhor apontar para a necessidade de trabalhos complementares. Na verdade, a própria linguagem impessoal tende a afastar expressões subjetivas tais como "eu penso", “parece-me", induzindo o emprego de afirmações mais objetivas.
Tarefas para complementação do aprendizado
Ao ler um livro, anote as frases que você não entendeu, as idéias com as quais não concordou e os erros de digitação ou de redação que você encontrou. Depois escreva para o autor, por carta ou e-mail, apresentando uma síntese das suas conclusões. Procure em jornais ou revistas atuais um artigo que aborde alguma questão referente à engenharia. Faça um resumo, por escrito, do material lido. Tendo uma oportunidade, junto a um círculo de amigos ou mesmo durante uma aula, procure fazer um relato oral sucinto sobre o assunto que você leu, acrescentando algumas opiniões pessoais bem articuladas. Quando da procura de um emprego ou mesmo na hora de pleitear uma bolsa de estudos, uma monitoria ou um estágio, é comum que se exija do candidato um currículo pessoal - curriculum vitae. Prepare o seu currículo, registrando as atividades que você desenvolveu até agora.