Engenharia
2)
E um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam amp ops frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).
2) Cite as características ideais de um Amp. Op. e explique o significado de cada
Uma delas.
2.1 - Resistencia de entrada infinita , as variações de corrente em um ramo do amplificador diferencial seriam compensadas no outro ramo. Esse comportamento manteria constante a tensão de emissor, que no modelo de pequenos sinais poderia ser considerado como aterrado. Desta forma o ganho de pequenos sinais do primeiro estágio seria equivalente ao de um amplificador em emissor comum com emissor aterrado. Normalmente o ganho diferencial dos AOs é da ordem de 105 a 106 Vezes.
2.2 - Resistencia de saída nula, Um AOP real tem a saída de um amplificador ideal nula, mas quando suas entradas estão em curto circuito. Nos amplificadores reais acontece um casamento de impedâncias imperfeito dos dispositivos de entrada normalmente diferencial a saída do AOP pode ser diferente de zero quando ambas as entradas assumem potencial zero. Significa dizer que há uma tensão CC equivalente, na entrada chamada de tensão de OFFSET. Os valores desta tensão normalmente nos amplificadores comerciais estão situados na faixa de 1 a 100mV os componentes comerciais estão dotados de entradas para ajuste da tensão de OFFSET.
2.3
2.4 - Ganho de tensão infinita,Para que a amplificação seja viável, inclusive para