engenharia
Exercício 1: Qual deve ser a distância entre a carga pontual e a carga pontual para que a força eletrostática entre as duas cargas tenha um módulo de 5,70 N?
Exercício 2: Uma partícula com uma carga de está a 12,0 cm de distância de uma segunda partícula com uma carga de . Calcule o módulo da força eletrostática entre as partículas.
Exercício 3: Qual é o módulo de uma carga pontual cujo campo elétrico a 50 cm de distância tem um módulo de 2,0 N/C?
Exercício 4: Duas partículas são mantidas fixas sobre o eixo x: a partícula 1, de carga , no ponto x=20 cm, e a partícula 2 de carga , no ponto x=70 cm. Em qual ponto do eixo x o campo elétrico total é nulo?
Exercício 5: Uma carga pontual de está no centro de uma superfície gaussiana de 55 cm de aresta. Qual é o fluxo elétrico através da superfície?
Exercício 6: O campo elétrico nas vizinhanças do tambor carregado de uma fotocopiadora tem um módulo E de . Qual é a densidade superficial de cargas, supondo que o tambor é feito de material condutor?
Exercício 7: A figura abaixo mostra as seções retas de duas placas de grande extensão, paralelas, não-condutoras, carregadas positivamente, ambas com distribuição superficial de cargas Determine o campo elétrico , em termos dos vetores unitários: (a) acima das placas; (b) entre as placas; (c) abaixo das placas.
Exercício 8: A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é . Qual é o modulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se descola da nuvem para a terra?
Exercício 9: Uma placa infinita não-condutora possui uma densidade superficial de cargas em uma das faces. Qual é a distância entre duas superfícies equipotenciais cujos potenciais diferem de 50V?
Exercício 10: Considere uma carga pontual , o ponto A a uma distância de q e o ponto B a uma distância de q. Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura abaixo, qual é a diferença de