Engenharia
FERNANDO HENRIQUE CAETANO SILVA
LUANA SILVA GUIMARÃES
CURA DO CONCRETO: CONCEITOS E MÉTODOS DE CURA
UBERABA-MG
2014
FERNANDO HENRIQUE CAETANO SILVA
LUANA SILVA GUIMARÃES
CURA DO CONCRETO: CONCEITOS E MÉTODOS DE CURA
Trabalho apresentado na disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e Suas Aplicações, do curso de Engenharia Civil, da Universidade de Uberaba.
Orientador: Prof.ª Marcos Cesar de Oliveira.
UBERABA-MG
2014
SUMARIO
1 RESUMO
2 INTRODUÇÃO
3 CONCRETO
Concreto é um material utilizado na construção civil, que é composto por areia, cimento, pedra e água. Sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
Cuidado que se deve ter com a qualidade, é a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
Figura 1: Preparação do concreto misturado a mão.
Fonte: http://www.fazfacil.com.br/wp-content/uploads/2012/07/mat_concreto_mistura_2.gif
3.1 Absorção Capilar
Absorção capilar situam-se dentre os principais mecanismos de transporte de agentes agressivos para o interior do concreto. A taxa de transição de agentes agressivos, por meio da absorção e permeabilidade, é governada pela taxa de penetração de água, pois através da umidade os agentes agressivos são transportados para o interior do concreto. A penetração de água, íons agressivos e a porosidade da camada superficial de concreto são importantes,