TEXTO AULA SEMIOLOGIA INTERAÇÃO PROFISSIONAL E DIVERSIDADE CLIENTE ENFERMEIRO
INTERAÇÃO PROFISSIONAL E DIVERSIDADE ENFERMEIRO E PACIENTE( CLIENTE)
A base do trabalho dos profissionais de saúde são as relações humanas, sejam elas com o paciente ou com a equipe multidisciplinar. A tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia.
A maior parte das questões realmente importantes e íntimas das pessoas não é verbalizada , pois as pessoas dificilmente falam sobre os seus sentimentos. O Enfermeiro e todos os profissionais que atuam diretamente com os clientes precisam estar atentos a linguagem corporal dos pacientes e aprender a distinguir, em cada contexto, procurando identificar quais são os sentimentos.
Mas, diante dessa introspecção como reconhecer então? Um dos mecanismos mais importantes a serem usados pela equipe de saúde é a comunicação.
COMUNICAÇÃO
A Comunicação é o ato ou efeito de comunicar-se, processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados, com vista ao bem entendimento das pessoas. (dicionário Aurélio).
Outros autores conceituam : a “Comunicação é a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar com vistas ao bom relacionamento entre as pessoas.”(FERREIRA apud CIANCIARULLO, 2003, p.61).
A comunicação é um ato que se faz presente na vida mesmo antes do nascimento onde já estamos transmitindo e recebendo mensagens do meio externo. Este envolve aspectos complexos que necessariamente precisam ser claros entre as pessoas que se comunicam para não gerar desentendimentos e não haver fracasso nas relações entre estas pessoas. A comunicação é motivo de estudos aprofundados em vários ramos do conhecimento, sendo a literatura extensa, e o assunto não esgotado, pois está sempre surgindo aspectos novos sob a mesma.
Essa capacidade é uma habilidade que pode ou não desenvolver-se nas pessoas.
È importante