Engenharia
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
PROBLEMÁTICAS EXISTENTES NA CIDADE DE SOBRAL
DIÊGO FERNANDO LIMA SILVA GEFESON PERES MARTINS
SOBRAL – CEARÁ
2012
NBR 9050
Abordando a temática acessibilidade e destacando a Prefeitura Municipal de Sobral que possui estrutura antiga e banheiros com difícil acesso e grande dificuldade de uso por parte das pessoas portadoras de deficiência .Conforme a NBR 9050: Sanitários e vestiários
*Tolerâncias dimensionais
Os valores identificados como máximos e mínimos nesta seção devem ser considerados absolutos. Demais dimensões devem ter tolerâncias de mais ou menos 10 mm.
*Condições gerais
Os sanitários e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros desta Norma no que diz respeito à instalação de bacia, mictório, lavatório, boxe de chuveiro, acessórios e barras de apoio, além das áreas de circulação, transferência, aproximação e alcance.
*Localização e sinalização
Os sanitários e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximos à circulação principal,preferencialmente próximo ou integrados às demais instalações sanitárias, e ser devidamente sinalizados.Em sanitários acessíveis isolados é necessária a instalação de dispositivo de sinalização de emergência ao lado da bacia e do boxe do chuveiro, a uma altura de 400 mm do piso acabado, para acionamento em caso de queda.
*Quantificação
Os sanitários e vestiários de uso comum ou uso público devem ter no mínimo 5% do total de cada peça instalada acessível, respeitada no mínimo uma de cada. Quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo. Recomenda-se a instalação de uma bacia infantil para uso de crianças e de pessoas com baixa estatura.
*Barras de apoio
Todas as barras de apoio utilizadas em