engenharia
Jary Canarim Ribeiro Junior Engenheiro Eletricista do Centro Especializado de Manutenção (OMC) da CTEEP
Carlos Guilherme Gonzales Engenheiro Eletricista e Tecnólogo em Mecânica do Centro Especializado de Manutenção (OMC) da CTEEP
RESUMO
Os transformadores representam elementos de ligação muito importante dentro de um sistema de energia elétrica. A saída de operação de um transformador pode provocar a paralisação de parte de uma usina geradora ou de uma subestação.
As falhas que normalmente provocam a retirada de um transformador de serviço podem ocorrer por solicitações excessivas em serviço ou mesmo em condições normais de operação, por deficiência de manutenção ou envelhecimento do equipamento.
Estes equipamentos são constituídos basicamente de um núcleo com bobinas de cobre isoladas com papeis especiais e preenchido com óleo isolante que com o decorrer do tempo se deterioraram.
A função do óleo isolante contido no interior dos transformadores é a de manter o isolamento elétrico entre as diversas partes do circuito e a de transferir o calor, para resfriamento das bobinas e do núcleo
O óleo isolante de um transformador deteriora.com o tempo A deterioração começa assim que o mesmo é colocado no equipamento, e os fatores que mais contribuem para essa deterioração são a oxidação e a umidade.
Este trabalho relata os fatores que determinam a necessidade da substituição do óleo isolante dos transformadores e reatores ; os problemas que a contaminação e a deterioração do óleo isolante causam no sistema de isolação dos equipamentos ; os valores adotados pela empresa como limites para adotar a substituição do óleo e a secagem dos enrolamentos.
Descreve os tipos de tratamento utilizados no processo de secagem dos enrolamentos ( vácuo, hot oil spray, criôgenia ) ; os fatores que determinam o tipo a ser utilizado ; os ensaios realizados antes, durante e após o início do processo de secagem