Estacas de fundação profunda
As estacas são Elementos estruturais que, colocados no solo por cravação ou perfuração, têm a finalidade de transmitir cargas ao solo, seja pela resistência de ponta, seja pela resistência de atrito lateral ou pela combinação das duas. A carga admissível das estacas deve ser verificada pelos métodos de cálculo de capacidade de carga, que consideram a interação solo-estaca.
A escolha do tipo de estaca de fundação a ser utilizada em um projeto é aquela que irá suportar as cargas a serem recebidas da estrutura respeitando os quesitos de segurança e fatores econômicos. Outros fatores técnicos como a topografia e o tipo do solo onde será aplicado também influenciam na escolha do melhor tipo de estaca a ser utilizada, assim como a preocupação com as edificações vizinhas.
Os tipos básicos de estacas usadas em fundações são:
1. Estacas cravadas por percussão e por vibração;
2. Estacas escavadas à percussão e à rotação;
3. Estacas injetadas.
Estacas Cravadas
Aquelas em que a própria estaca ou molde são introduzidos no terreno através de golpes de martelo - de gravidade, de explosão, de vapor ou ar comprimido. A vibração é um fator existente neste tipo de estaca, e deve-se levar em conta condições de vizinhança e peculiaridades do local. Utilizamos esse tipo de fundação em solos lacustres e na planície costeira.
São utilizadas estacas de diferentes tipos de materiais.
Estacas pré-moldadas de madeira: são cravadas com bate-estacas de pequenas dimensões e martelos leves, e a relação entre o peso do martelo e o peso da estaca devem ser a maior possível. As estacas de madeira devem ser utilizadas para pequenas cargas, e com as seguintes condições:
1. Diâmetro mínimo de 15 cm para a ponta e 25 cm para o topo;
2. Alinhamento entre os centros das seções do topo e ponta devem estar dentro da estaca;
3. Proteção do topo da estaca quanto a danos de cravação;
4. Arrasamento do topo da estaca deve estar abaixo do nível d'água a não ser que recebam um