Engenharia
2.1 Condutores Elétricos
Conceito: São elementos fundamentais em qualquer circuito elétrico e são responsáveis por conduzir a corrente que circula no circuito. A circulação de corrente faz com que o condutor elétrico tenha um aquecimento que dissipa o calor: EFEITO JOULE.
Efeito Joule: corresponde à transformação de energia elétrica em energia térmica. Um dos efeitos da corrente elétrica é o efeito térmico, ou seja, ela provoca o aquecimento dos condutores elétricos pelos quais percorre. Dessa forma, quando uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico, o condutor se aquece, emitindo calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule. Portanto, o efeito joule, conhecido também como efeito térmico, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Quando os átomos recebem essa energia, tendem a vibrar com mais intensidade. Dessa forma, quanto maior for a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor elétrico.
Q = i2 . R . t
Onde: i – intensidade da corrente elétrica; R – Resistência do condutor; t – tempo pelo qual a corrente percorre o condutor.
Para calcular a intensidade da corrente elétrica (i) na secção transversal de um condutor se considera o módulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo, ou seja:
I = Q/Δt
A resistência elétrica do condutor (R) depende de fatores como a natureza do material. Quando esta proporcionalidade é mantida de forma linear, chamamos o condutor de ôhmico, tendo seu valor dado por:
R = U/i
Existem 3 tipos de condutores:
FIO: condutor maciço sólido constituído por apenas uma via;
Cabo: condutor formado por conjunto de fios encordados;
Barramento: condutor maciço sólido com seção transversal retangular, utilizado normalmente na montagem de painéis elétricos com grau de dificuldade de montagem e manuseio considerável.
O que determina a capacidade da corrente em um condutor?
São vários os fatores que determinam a capacidade da