Engenharia
Já o prefácio de Gilberto Freyre é extremamente rico em importantes conceitos. Neste o autor busca conceituar engenharia que segundo ele é a “arte de aplicar conhecimentos científicos ou empíricos á criação de estruturas a serviço do homem” (Freyre, 2010:23) ou “toda técnica de manipulação de coisas através de maquinas” (Freyre, 2010: 25). Além disso, em seu prefácio (e posteriormente no capitulo 1, de forma mais completa) ele apresenta a três formas principais de engenharia: Engenharia Física, Engenharia Humana e por fim Engenharia Social. Essas principais engenharias se completam e são delas que dependem tanto o desenvolvimento global quanto desenvolvimentos específicos.
A engenharia física, podendo ser classificada como a mais evidente, está presente “em quase todas coisas técnicas, ou construções, a serviço essencial e imediato dos homens” (Freyre, 2010:25). São exemplos disso as casas, os instrumentos de trabalho, as pontes, veículos, entre ouros.
Por engenharia humana entende como sendo a engenharia responsável relação técnica entre o homem e as maquinas por ele produzidas através da engenharia física. Outra definição importante para essa engenharia é a de “adaptação ao uso humano de espaço, equipamento e ambiente de trabalho” do professor Ernest J. McCormick, citada por Gilberto Freyre na página 27 de seu livro. É através da engenharia humana aplicada a serviço de usinas, fabricas e indústrias que se alcança um maior bem-estar do homem e uma maior eficiência do trabalho, por exemplo.