Engenharia
PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCENDIO DO CONDOMÍNIO CRONOS
Afonso Medeiros1; Gabriel Marlière¹; Gustavo Gandini¹; Henrique Carmo Mariotto1; Láisa Campos Silva1; Leonardo Fernandes Carvalho¹; Leonardo Fonseca Ribeiro1; Lucas Freitas¹; Lucas Vasconcelos Bretas1; Victor Pereira Coura1; Antônio Carlos Jardim².
Resumo:
Palavras-chave: Incêndio. Segurança. Prevenção. Simulação.
__________________________________________________________________________
1 Introdução
O Brasil está passando por um momento muito importante de desenvolvimento e economia, e isto implica que os profissionais graduados nas instituições de ensino superior, estejam cada vez mais capacitados a responder às necessidades voltadas a infraestrutura.
Dentre as áreas abrangidas pela engenharia civil, sem dúvida nenhuma, a que tem despertado interesse considerável é a “Prevenção de Incêndio e Pânico”, pois possui um mercado de trabalho bastante amplo e com possibilidade de crescimento, já que a exigência dos órgãos públicos em assuntos de segurança preventiva tem sido cada vez maior. Destacando-se neste caso específico, o Corpo de Bombeiro de todo o país, que tem aperfeiçoado cada vez mais as suas exigências quanto a sistemas preventivos que variam de acordo com cada estado, uma vez que, o Corpo de Bombeiros pertence ao estado.
O profissional voltado a essas atribuições deve estar apto a projetar, gerir e utilizar sistemas preventivos, pois desta forma estará minimizando a possibilidade de ocorrências futuras, em que muitas vezes ocorre perda de vidas humanas e bens matérias.
Historicamente, sempre atuamos de maneira a responder a grandes catástrofes e sinistros, mas nunca agindo de forma preventiva (FERNANDES, IVAN).
Com o avanço da tecnologia, atualmente, tem-se materiais que previnem um desastre e até mesmo contem o sinistro caso este já esteja em ação. O projeto de incêndio não serve apenas para determinar quais os materiais apropriados para o