Engenharia
1 - O que acontece à energia potencial que um elevador perde ao descer do topo de um edifício ao nível da rua?
2 - As estradas de montanha raramente são retilíneas – em geral são curvas. Explique por quê.
3 - As bolsas de ar utilizadas nos carros, em geral, reduzem muito a probabilidade de ferimentos em caso de acidente. Explique por que, em termos de transmissão de energia.
4 - O salto com varas transformou-se, depois de introduzirem as veras de fibra de vidro. Explique por que.
5 - Você solta um objeto e observa que ele rebate de volta até uma vez e meia a altura original. Que conclusões você pode tirar?
6 - Uma bola largada sobre a terra não pode rebater a uma altura superior àquela de onde foi largada. No entanto, o nevoeiro formado ao pé de uma queda d’água às vezes pode subir acima do topo. Por quê?
7 - Um terremoto pode liberar energia suficiente para devastar uma cidade. Onde se encontrava essa energia um instante antes de ocorrer o terremoto?
8 - A fig. 21 mostra um tubo de vidro circular preso a uma parede vertical. O tubo está cheio de água, exceto no volume correspondente à bolha de ar temporariamente em repouso na parte inferior do tubo. Discuta o movimento subsequente da bolha, em termos de transferências de energias. Primeiro ignore as forças de atrito e viscosidade, depois as leve em conta.
9 - No ex. 3 concluímos que a velocidade do carro de montanha-russa, na parte mais baixa do trilho, não dependeria da forma do trilho. Isto continuaria válido caso houvesse atrito?
10 - Levando em conta como a energia potencial de um sistema de duas moléculas idênticas está relacionada a distância entre seus centros, explique por que um líquido espalhado numa delgada lâmina possui maior energia potencial do que a mesma massa de liquido que formasse uma esfera.
11 - Um pêndulo oscilante eventualmente para. Tem-se ai uma violação da lei de conservação da energia mecânica?
12 - Um artigo cientifico assevera que caminha