Técnico em Plásticos
Antecedentes
A flexografia é um sistema de impressão com matriz relevográfica, portanto, seu passado remonta à xilogravura e à própria tipografia.
J.A. Kingsley patenteou a primeira máquina com fôrma de borracha em 1853, nos
EUA. Bibby, Bacon e Sons patenteou a primeira máquina com fôrma de borracha e tinta a base d’água em 1890, na Inglaterra.
A chapa de flexografia
Na flexografia, a matriz é flexível e pressionada contra um cilindro de pressão rígido, ao contrario da tipografia, em que a matriz é dura e inflexível e pressionada contra um cilindro de pressão macio.
Fonte: Heidelberg
A matriz de flexografia, como o próprio nome já diz, é uma chapa flexível que pode ser de borracha ou fotopolímero. Essa chapa é exposta à luz para “endurecer” o grafismo, e depois recebe um processamento químico para retirar o material do contra-grafismo. 1
A gravação da chapa de flexografia
Fonte: Heidelberg
1. Remoção da camada protetora
2. Exposição com um filme negativo: Endurecer as áreas de grafismo
3. Processamento: O polímero não exposto à luz é eliminado com água ou uma mistura de água e álcool, deixando a superfície em relevo aparente
4. Secagem: Extrai o solvente absorvido durante o processamento
5. Pós-exposição: Completa o processo de polimerização (endurecimento total do grafismo), assegura boa resistência a tintas e solventes de impressão e aumenta a vida útil da chapa
Como funciona a impressão flexográfica
Sistema de impressão direta. A tinta é transferida para a chapa por meio de um cilindro Anilox, que é um rolo reticulado de metal revestido de cromo rígido, ou cerâmica, com alvéolos de diferentes formas. O tinteiro entinta diretamente o Anilox.
Para retirar os excessos transbordantes destes alvéolos utiliza-se uma faca.A profundidade da célula do Anilox determina o volume da tinta.
2
A máquina impressora flexográfica
Sistema em linha
As unidades de impressao estão arranjadas