Engenharia
OBJETIVO: Investigar a geração ou a absorção de calor durante uma reação química.
INTRODUÇÃO:
Lei de Hess
A pressão constante, a variação de calor associada a uma transformação química é conhecida como entalpia de reação (ΔHR) e que por definição, é dada como a diferença entre a quantidade de calor do sistema após a transformação (ΔHF) e a quantidade de calor inicial (ΔHI).
ΔHR = ΔHI - ΔHF (1)
ΔHI e ΔHF são, às vezes, referenciados como entalpia dos produtos e dos reagentes respectivamente. Uma transformação espontânea ocorra necessariamente e sempre com liberação de energia, que pode se manifestar sob as mais variadas formas. Quando esta transformação absorve energia ela é chamada de transformação endotérmica (ΔHR > 0); quando ela libera energia, ela é chamada transformação exotérmica (ΔHR < 0).
A quantidade de calor associada a uma transformação química (ΔHR) depende apenas dos estados inicial (ΔHI) e final (ΔHF), não importando a trajetória seguida ou as etapas intermediárias empregadas na transformação (Lei de Hess). A lei de Hess pode ser aplicada mesmo se as reações intermediárias, ou a reação total, não possam, de fato ser realizadas (Figuras 3 e 4).
Assim, de acordo com a Figura 3, numa transformação de A para B, podemos escrever:
ΔHR = ΔHI+ ΔHx + ΔHy. Cabe lembrar que qualquer um dos termos da equação anterior pode tervalor maior ou menor que zero.
No experimento a ser realizado tentaremos verificar a Lei de Hess tendo o NaOH como reagente de referência, pelo seguinte esquema de reações:
Determinação do calor de reação
Engenharia
2 Química Geral
Na determinação do calor de reação, usaremos um frasco Erlenmeyer de 250 mL para servir como um calorímetro simples.
Consideraremos que o calor de reação será usado apenas para modificar a temperatura da solução aquosa e do frasco, desprezando pequenas perdas de calor para o ambiente.
A partir das variações de