Engenharia
Também chamado de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). É um revestimento flexível, resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado ( miúdo e graúdo) mineral graduado, material de enchimento (filer) Cimento portland) e material betuminoso( CAP), espalhada e comprimida a quente.
É a mistura de mais alta qualidade, em que um controle rígido na dosagem, mistura e execução deve atender a exigências de estabilidade, durabilidade, flexibilidade e resistência ao deslizamento preconizados pelas Normas Construtivas.
Propriedades fundamentais das misturas de concreto betuminoso: Durabilidade, flexibilidade, estabilidade e resistência ao deslizamento.
Pode ser composto de: Camada de nivelamento, camada de ligação (Binder) e camada de desgaste ou rolamento, conforme Figura 46.
170
Geralmente são utilizados os seguintes materiais na composição de um concreto asfáltico:
Materiais betuminosos: CAP 30/45, 50/70, 85/100.
Agregados graúdos: Pedra Britada, escória britada, seixo rolado britado ou não
Agregados miúdos: areia, pó de pedra ou mistura de ambos.
Filer: Cimento Portland, cal, pó calcário, que atendem a seguinte granulometria:
Peneiras % mínima passante
N° 40 100
N° 80 95
N° 200 65
9.1- Equipamentos utilizados
As usinas para estas misturas betuminosas podem ser descontínuas (de peso) ou usinas contínuas (de volume). Deverão ter unidade classificadora de agregado, misturadores capazes de produzir mistura uniforme, termômetro na linha de alimentação de asfalto, termômetro para registrar a temperatura dos agregados. A Figura 47 mostra o esquema geral de funcionamento de uma usina contínua (volumétrica).
Os depósitos de material betuminoso (CAP) são providos de dispositivos para aquecer o material (serpentina elétrica) e não devem ter contato com chamas.
Os depósitos para agregado são divididos em compartimentos (silos).
As acabadoras (máquinas) são usadas para