Engenharia
Recomenda os seguintes Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo.
O Valor Máximo Recomendável para contaminação microbiológica deve ser 751 UFC/M³ fungos, para a relação I/E 1,5,onde' é a quantidade de fungos no ambiente interior e E é a quantidade de fungos no ambiente exterior.
Os Valores Máximos Recomendáveis para contaminação química,
1000 ppm de üióxido de carbono - ( CO2) e 80 mg/m 1de aerodispersóides totais no ar.
Os valores recomendáveis para os parâmetros físicos de temperatura, umidade, velocidade e taxa de renovação do ar e de grau de pureza do ar, deverão estar de acordo com a NBR 6401 - Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto - Parâmetros Básicos de Projeto da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco.
A faixa recomendável de operação da Umidade Relativa. a Taxa de Renovação do Ar adequada de ambientes climatizados será, no mínimo. de 27 m³/hora/ pessoa, exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas.
O Valor Máximo Recomendável -VMR de operação da Velocidade do Ar.
A utilização de filtros de classe G1 é obrigatória na captação de ar exterior.
v - FONTES POLUENTES
Recomenda que sejam adotadas para fins de pesquisa e com o propósito de levantar dados sobre a realidade brasileira,assim como para avaliação e correção das situações encontradas.
VI - AVALIAÇÃO E CONTROLE
Recomenda que sejam adotadas para fins de avaliação e controle do ar ambiental interior dos ambientes climatizados de uso coletivo, as seguintes Normas Técnicas 001, 002,003 e 004.