Engenharia
Engenharia Mecatrônica
Macroeconomia Keynesiana
1°- Definição de macroeconmia segundo Keynes.
A teoria macroeconomica estuda as causas e consequências do desemprego, segundo Keynes, o desemprego pode estar relacionado a uma insuficiente demanda agregada ao mercado de bens, e não a um desequilíbrio no mercado de trabalho. Esta insuficiência tem relação com o investimento planejado menor que a reserva disponível, tambem ressalva a importância das variações do nível de produção e emprego, como movimentos equilibradores que permitiram igualar o investimento e a reserva, determinando-se assim o nível de equilíbrio de renda nacional e da produção nacional.
2°- O papel do governo como regulador de mercados.
O papel do governo na economia é efeito de uma causa, o fracasso de economias que defendem o mercado contra o estado reforça essa participação. Atuando como mediador do interesse coletivo, o governo intervém na regulação do monopólio, na politica fiscal, politica monetária, politica cambial e comercial, entre outras.
3°- Diferenciação entre investimento empresarial e investimento governamental.
O investimento empresarial busca satisfazer os interesses de um grupo econômico, o propósito de um empreendimento comercial é o de realizar lucro já o investimento governamental busca incentivar mercados favorecendo sub vertentes do plano estratégico.
4°- Por que estamos retornando a um ciclo macroeconômico Keynesiano após o chamado neoliberalismo recente?
Considerando que sociedade capitalista é aquela que tem por objetivo central produzir para acumular, concentrar e centralizar capital, conclui-se que as necessidades do homem e da coletividade não representam as suas prioridades. O capitalismo, então, está centrado nas leis de produção e no lucro e, consequentemente, na