Samba para antropologia
[pic][pic][pic][pic]
RESUMO
O trabalho tem por objetivo efetuar uma reflexão acerca do conceito que as pessoas tem sobre o grande evento que é o Carnaval. A metodologia deste partiu tanto de elementos teóricos, através de obras conhecidas, tal como “Carnavais, Malandros e Heróis” de Roberto da Matta, que nos ofereceu o entendimento desta cultura,entre outros autores e obras clássicas do tema em questão. A partir disso, foi efetuado um trabalho de campo, com diversos grupos sociais que nos fez entender, que o carnaval não dura apenas quatro dias do ano, e muitos fazem de sua vida e sua historia esta “festa”.
1. Introdução
Considerada uma das festas mais festiva, animada, com suas fantasias, charme, beleza e desfiles apreciados em todo mundo, tornou-se uma das culturas da identidade brasileira.
A uma primeira vista, o carnaval é puro glamour, sempre com grandes inovações, danças diferenciadas, um espetáculo com muita alegria típica do nosso povo, mas por trás de tudo isso existe as verdadeiras pessoas merecedoras de aplausos.
Esses trabalhadores que fazem do Carnaval o seu ganho, que trabalham o ano todo para garantir que essa festa ocorra que não saberiam fazer mais nada e que não se veem em outro lugar, estes são a nossa fonte de pesquisa.
Tentaremos mostrar a paixão, os esforços envolvidos, e que o carnaval não é somente das escolas de sambas mostradas nos programas de televisão, o carnaval está nas ruas, em diversos lugares, e distinguir quem são os verdadeiros sambistas e foliões nesta historia.
Desenvolvimento.
O que é o carnaval?
O Carnaval originou-se na Grécia ( vcs acham importante colocar