Análise antropológica da música aquarela brasileira de silas de oliveira
Professor EAD: Ma. Mariciane Mores Nunes
PATRICIA CARLA S. TAIATELA RAPOSO MARTINS RA: 4185264204.
RACHEL IBERE DA SILVEIRA RA: 2053000937
VALQUÍRIA DONIZETE RODRIGUES RA: 2071136090
Análise antropológica da música Aquarela Brasileira de Silas de Oliveira
Crédito da imagem: http://www.definicionabc.com/ciencia/antropologia.php
Análise antropológica da música Aquarela Brasileira de Silas de Oliveira
A Antropologia é uma ciência que tem como principal objeto de estudo as culturas e suas diversas expressões, assim, as vivências cotidianas que permeiam e caracterizam as sociedades são temas privilegiados por essa disciplina.
Tomamos como objeto de análise antropológica a letra da música Aquarela Brasileira, escrita por Silas de Oliveira, através da qual podemos observar diversos aspectos que dizem respeito à cultura nacional, tais como folclore, religiosidade, mitos, multiculturalismo e aspectos naturais que particularizam e valorizam nosso país.
A referida musica abarca a cultura popular, como tema do carnaval, festa folclórica brasileira, através da qual o povo expressa sua identidade e mantém viva uma conexão com ritos, mitos, festas, crenças, que foram importantes no passado e que são revividos e recontados durante os dias em que a festa é realizada. O samba enredo, juntamente com as fantasias e coreografias são veículos utilizados para ressuscitar a historia popular.
Ainda em referencia ao folclore, é citada a “festa do frevo e do maracatu”, típicas do Estado do Pernambuco, sendo a primeira originada nos movimentos da capoeira e estilizada como dança à partir da perseguição policial que tal manifestação cultural era submetida, como forma de disfarce, a segunda advém da mistura das culturas indígenas,