Engenharia
Para compreensão da Evolução da Engenharia, é necessário entender seu surgimento no período colonial.
Durante esse peíodo haviam apenas dois tipos de profissionais, os engenheiros do exército português e os mestres pedreiros. Seus conhecimentos foram passados de geração em geração.
Com o passar da décadas aumentava a exigência e os padrões para construção e o homem trouxe consigo o aperfeiçoamento dos materiais, os tornando mais resistentes , com maioir durabilidade para a construção de grandes obras que marcariam nossa história e uma tecnologia surpreendente.
Década de 1970 e 1980
Nos anos 70, a engenharia começou seu processo de evoluçao.
Ao longo desse período , a construção civil sofreu diversas alterações, principalmente no perfil profissiional do engenheiro que em 83 também era um projetista de arquitetura .
Hoje esse profissional cuida mais da estrutura de concreto e execução da obra.
Existiam historicamente, a engenharia militar e a naval. Não era como hoje, específica em certas áreas e vários ramos, como a Engenharia Mecânica, de Minas, de Produção, entre outras.
Nos anos 80, os equipamentos obrigatórios para os engenheiros eram, a calculadora científica, prancheta e régua-tê, que foi o símbolo da profissão.
Os softwares atuais revolucionaram, reduzindo em muito, o tempo que antes se levava para finalizar um projeto.
Conclusão
A partir da década de 70, houveram grandes mudanças para os engenheiros e para a engenharia no Brasil. Essas mudanças vieram de importantes transformações ocorridas na economia e no mercado de trabalho. Pela especificação das áreas da engenharia e também na evolução tecnologica dos instrumentos de trabalho.
www.retroplaybrazil.wordpress.com www.veja.abril.com.br www.correiodeurbelandia.com.br