Engenharia
A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo. O estudo do relevo de um terreno consiste na determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, relacionados com uma superfície de nível que se toma como elemento de comparação.
A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical ou diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos. A distância vertical é que separa os pontos topográficos considerados, podendo ser positiva ou negativa, conforme os pontos estudados estejam acima ou abaixo daquele tomado com nível de comparação.
(NBR 13.133): “Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.”
O nivelamento pode ser realizado através de vários processos, dependendo da área (m²) envolvida e da finalidade/uso.
• Nivelamento Geométrico
O Nivelamento Geométrico (ou Nivelamento Direto) é aquele que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.
• Nivelamento Geométrico Simples
Através de uma única estação do instrumento, se determina as diferenças de nível dos pontos a nivelar. Se o instrumento ficar equidistante dos extremos, então evitará os erros de curvatura terrestre e refração atmosférica pelo fato da anulação. A distância máxima preconizada pelas normas técnicas é de 80m, sendo ideal a distância de 60m para cada lado.
• Nivelamento Geométrico Composto
Devido aos desníveis acentuados e extensão dos pontos a nivelar, se torna